Bem Vindos aos Desafios de Conexão

Olá

Sou a Deborah Garcia, psicóloga e idealizadora do projeto Desafios de Conexão. Esse projeto surgiu com a intenção de  orientar pais que tenham ou estejam, com dificuldades de estabelecer um vínculo saudável com seu filho. Chamo de conexão emocional, o vínculo que é estabelecido entre pais e filhos  em diferentes etapas da vida.O fato de estarmos presente(fisicamente) na vida dos nossos filhos, nem sempre garante que estamos de fato conectados com eles. Na correria do dia a dia e a rotina massante da casa ou do trabalho, faz com que passamos pelas semanas e até mesmo meses, sem observar o crescimento físico e principalmente emocional dos nossos filhos.

 

Digo isso principalmente para as crianças maiores, acima de 7 anos, pois enquanto eles são pequenos a necessidade de cuidados é maior e consequentemente estamos mais conectados.

Conforme eles vão crescendo e ficando cada vez mais independentes, a nossa tendência é retomarmos a rotina e fazermos as coisas no "piloto automático".

Quem ai já se pegou comprando roupa ou sapato para o filho e quando chegou em casa precisava ser um número maior? E quando foi na escola e se surpreendeu com o que ouviu da professora, pois não sabia que o filho já estava com aquele comportamento?

A vontade de fazer os desafios, foi não só porque ouço muito as reclamações dos filhos em relação aos pais, mas também dos pais que dizem não conhecer seus filhos. Além disso, tenho me policiado muito em minha prática como mãe, pois também me peguei caindo nessa armadilha de ser consumida pelos afazeres da vida e esquecido de acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos meus filhos.

São dez desafios, pequenas atitudes, que você pode fazer quantas vezes você quiser e mante-los pelo tempo que você desejar. O objetivo é que você tome consciência e esteja presente de fato nos momentos que você estiver com seus filhos.

Os desafios são apenas um direcionamento. O sucesso deles dependerão do empenho e esforço seu para com o seus filho.

Espero que te ajude assim como me ajudou e ajudou outros pais. E se quiser conversar, me deixe um recadinho. Estarei sempre por aqui para trocarmos uma idéia.

Vamos nos conectar!!

Primeiro Desafio

Você deve estar se perguntando que Desafio é esse. Eu já olho pro meu filho o dia todo, observo desde o dia em que nasceu. O que eu estou propondo é que você saia do "Piloto automático" e observe verdadeiramente, faça conexão mesmo, tente se colocar no lugar dele,seja empático, tente entender o que está passando na cabeça dele. Como se sente? O que pensa? Quais suas preocupações?

Veja que não é tão simples assim! 

É tirar um tempo para se conectar com aquela pessoinha que vive com você desde o dia em que nasceu, mas que você se acostumou a olhá-la da sua maneira, com os seus olhos e no decorrer do dia a dia, não observa mais profundamente.

Faça a experiência e depois me conte como foi. 

Como disse: sua relação com seu filho não será mais a mesma depois desses desafios. 

Segundo Desafio

Esse desafio lhe permite ajudar ou ensinar seu filho a fazer algo junto com você e de quebra você ainda lhe ensina a ter responsabilidade e se sentir útil. Aproveite esse momento para elogiar e mostrar - lhe algo que ele não saiba fazer.

Terceiro Desafio

Cuidado com as críticas e com a quantidade de regras. Críticas diminuem a auto estima e deixam a sensação de fracasso e incapacidade. Cuidado com o excesso de cobrança e exigências que muitas vezes, são nossas e acabamos tranferindo para os nossos filhos. Fique atento ao "piloto automático"!

Quarto Desafio

Esse desafio pode ser muito difícil, pois estamos acostumados a cobrar o tempo todo e somos criados com criticas. Talvez seja muito difícil para você dizer ou elogiar, mas tente. Seu filho irá ficar muito feliz e você ainda estará ajudando a melhorar a autoestima dele.

Quinto Desafio

​Há quanto tempo você não sai com seu filho(a) para dar um passeio sem propósito, só para curti. Aproveite o dia, sem pressa, sem hora e converse, ouça histórias que ele queira te contar.

Sexto Desafio

Para alguns pais esse pode ser o maior desafio. Muitas famílias não tem esse hábito de dizer "eu te amo", pois muitas vezes também não tiveram isso na sua educação e não sabem como fazer. Eu sugiro que você tente, nem que seja por um bilhetinho no começo.

Sétimo Desafio

Outro desafio muito difícil para os pais: pedir desculpas, mesmo quando sabem que estão errados. Temos uma educação, na maioria das vezes, baseada no autoritarismo e muitos pais acham que irão perder o seu "poder" se pedirem desculpas aos seus filhos. Pelo contrário, isso ensinará seu filho a ter mais respeito à você, pois ele perceberá que você o considera nesta família.

Oitavo Desafio

Esse desafio vem de encontro aos pais que estão com a relação e a comunicação um pouco escassa com os filhos. Também serve para os pais com filhos maiores e que não andam conversando muito com seus filhos. Como tenho dito, sei que é difícil mudar e dar o primeiro passo, por isso coloco a opção da carta que é uma maneira de começar e depois partir para olho no olho. Com os pequenos é mais fácil observarmos ou conversarmos sobre o que está acontecendo, mas vale perguntar o que eles acham que  podem melhorar e o que vocês como pais podem melhorar também.

Me conte depois como foi?

Nono Desafio

Desafio difícil nos dias de hoje! Onde a tecnologia tomou o espaço do passeio ao ar livre, uma boa conversa, olho no olho, brincadeiras de rua, almoço em família... Por isso te desafio, largar o celular em casa e fazer algo que te conecte com você e com o seu filho. Resgate a sua criança interior e ensine ele a brincar de algo que você brincou na infância. Jogue um jogo, faça um desenho, conte uma história, enfim, façam conexão.

Décimo Desafio

Se você veio até aqui e conseguiu executar todos os desafios, ja deve estar sentindo a diferença. Continue estimulando e preservando a relação que foi estabelecida entre você e seu filho. Aproveite!!

Continuem praticando os desafios e se desafiando todo dia a inventar uma nova maneira de estar presente na vida do seu filho.
Sem dúvida, seu filho irá te agradecer muito por cada dia e cada momento que você fez a diferença na vida dele estando presente e o ajudando a se desenvolver como um ser humano pleno.

Foi muito bom estar com você durante esse tempo. Acompanhe sempre o site, que em breve teremos novidade. Um grande abraço!