#HistóriasdeConexão - professora Mari


Hoje no #HistóriasdeConexão recebi um depoimento e um pedido de ajuda de uma professora queridíssima e muito competente no que faz. Neste texto, ela traz o seu olhar e o quanto tem sido desanimador ver os pais abandonando os seus filhos a própria sorte.

Eu tenho já algum tempo trazido essa reflexão, mas me parece que uma pequena minoria compartilha da mesma idéia.

Com vocês Mariana Cassiana.

GOSTARIA DE VER NA SUA PÁGINA O TEMA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PAIS ESTAREM PRESENTES E TOTALMENTE PARTICIPATIVOS NO MOMENTO DOS DEVERES DE CASA DE SEUS FILHOS.

NÃO SÓ POR SER PROFESSORA, MAS POR TER TIDO A OPORTUNIDADE DE TER UMA MÃE E UM PAI, QUE MESMO NÃO TENDO ESTUDADO MUITO POR CONTA DAS DIFICULDADES QUE PASSARAM NA INFÂNCIA DELES, E MESMO TRABALHANDO MUITO, ARRUMAVAM TEMPO PARA SENTAR COM SUAS TRÊS FILHAS E TER O MOMENTO DE ESTUDO JUNTOS. VER O QUE AS FILHAS ESTAVAM APRENDENDO. E MESMO QUANDO O ASSUNTO/ TEMA DA MATÉRIA ERA MAIS DIFÍCIL, CHAMAVAM OS PRIMOS E TIOS MAIS VELHOS PARA AJUDÁ-LOS A NOS AJUDAR A ESTUDAR. ERA UMA TROCA COM A ESCOLA, ONDE, APESAR DO MEU PAI TRABALHAR MUITO VIAJANDO FAZENDO LEILÕES, SEMPRE QUE PODIA ESTAVA JUNTO COM TODAS NÓS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE TRATAVA DA MATEMÁTICA, QUE ELE SEMPRE FOI MARAVILHOSO.

HOJE ME DEPARO TODOS OS DIAS COM PAIS SE QUEIXANDO POR NÃO TEREM TEMPO PARA ESTUDAR E/OU FAZER O DEVER DE CASA COM SEUS FILHOS. NA MINHA ÉPOCA ERA TUDO MAIS COMPLICADO, ONDE PARA ENCONTRAR ALGUNS CONTEÚDOS PARA FAZER TRABALHOS ESCOLARES, TÍNHAMOS QUE NOS DESLOCAR COM NOSSOS PAIS PARA UMA BIBLIOTECA, QUE NÃO ERA TÃO PERTO ASSIM. JAMAIS ME ESQUECEREI DOS MOMENTOS ONDE PRINCIPALMENTE MEU PAI, SAIA DE CARRO PARA ME LEVAR A BIBLIOTECA E PASSAVA A TARDE PROCURANDO UM LIVRO QUE FALASSE DO TEMA DO TRABALHO OU FAZENDO O TRABALHO MANUAL JUNTO COMIGO, TENTANDO ENTENDER E ME FAZER ENTENDER O CONTEÚDO. ERA MUITO IMPORTANTE ESSES MOMENTOS PARA MIM.

ESSES MOMENTOS SIM SÃO IMPORTANTES PARA OS FILHOS. FICAM NA MEMÓRIA PARA TODO O SEMPRE.

VOU CONTAR DOIS DOS MUITOS TRABALHOS IMPORTANTES QUE FIZ COM A PARTICIPAÇÃO TOTAL DOS MEUS PAIS. O PRIMEIRO FOI COM MEU PAI, UM TRABALHO DE HISTÓRIA COM INTERDISCIPLINARIEDADE COM A MATÉRIA DE FILOSOFIA, ONDE TERIA DE FALAR SOBRE VICTOR HUGO. TODA A BIOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DELE NA HISTÓRIA. O SEGUNDO FOI COM A MINHA MÃE, ONDE TAMBÉM NA MATÉRIA DE HISTÓRIA, TERIA QUE FAZER UM TRABALHO FALANDO SOBRE A CASA GRANDE E A SENZALA, ESCRITO E COM MAQUETE. E NESSA PESQUISA TODA ACABEI DESCOBRINDO QUE MINHA TATARAVÓ FOI ESCRAVA E MINHA BISAVÓ, QUANDO CRIANÇA, CONVIVEU NA SENZALA COM A MÃE DELA, E QUE SE LEMBRAVA DA ÉPOCA DA ABOLIÇÃO. ISSO ME MARCOU MUITO E JAMAIS VOU ME ESQUECER.

É ISSO QUE GOSTARIA DE ENTENDER NOS DIAS DE HOJE. TODO MUNDO DIZENDO NÃO TER TEMPO PARA SEUS FILHOS, PARA SE SENTAR COM ELES PARA MOMENTOS TÃO MÁGICOS E ENRIQUECEDORES COMO A LIÇÃO DE CASA.

NOS DIAS DE HOJE TEMOS TANTA TECNOLOGIA DENTRO DE CASA, NÃO TEMOS MAIS A NECESSIDADE DE IR PARA AS BIBLIOTECAS DA VIDA, APESAR DE SUA IMPORTÂNCIA AINDA NOS DIAS ATUAIS. TODOS OU QUASE TODOS, TÊM CELULAR COM INTERNET, COMPUTADORES, TABLETES, ENTRE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA FACILITAR NOSSAS VIDAS. E MESMO PARA QUEM NÃO OS TEM, EXISTEM AS LAN HOUSES E RESISTINDO A TODA ESSA TECNOLOGIA, AINDA TEMOS AS BIBLIOTECAS.

FICO MUITO TRISTE EM OUVIR DOS PAIS QUE ELES NÃO TÊM TEMPO PARA O DEVER DE CASA DE SEUS FILHOS. E PIOR, AINDA OUVIR QUE OS PROFESSORES SÃO FOLGADOS E/ OU NÃO DEVEM TER O QUE FAZER PARA FICAR MANDANDO LIÇÃO DE CASA. ACHO QUE PARA MUITOS OS VALORES SE INVERTERAM. A ESCOLA NÃO TEM MAIS O MESMO PAPEL DE ANTES, COMO COSTUMO DIZER, PARA MUITAS FAMÍLIAS A ESCOLA VIROU UM DEPOSITO, ONDE ELES JOGAM SEUS FILHOS PARA QUE O PROFESSOR SE VIRE COM O RESTO, PREOCUPANDO-SE SOMENTE EM SABER SE OS FILHOS SAIRÃO LETRADOS E SABENDO O BÁSICO DA MATEMÁTICA, AS QUATRO OPERAÇÕES. NÃO QUEREM RECEBER RECLAMAÇÕES SOBRE COMPORTAMENTO, NEM PARTICIPAR DAS REUNIÕES, SOMENTE SE O FILHO TIROU NOTA BAIXA, PARA QUESTIONAR O PROFESSOR SOBRE O MOTIVO DA NOTA. MAS TÊM UMA "CRISE DE ALZHEIMER" QUANDO O PROFESSOR E EQUIPE GESTORA OS LEMBRAM QUE FOI ENVIADO CONVOCAÇÕES, BILHETES E TODOS OS RECURSOS PARA PARTICIPAREM DE REFORÇO ESCOLAR E MELHORAR O APRENDIZADO DO ALUNO, MAS OS PAIS NÃO COMPARECERAM EM NENHUM MOMENTO. É FÁCIL JOGAR A CULPA PARA A ESCOLA.

SE ELES SOUBESSEM O QUE ESTÃO PERDENDO COM SEUS FILHOS NÃO AGIRIAM ASSIM. SE SOUBESSEM QUE O MAIS IMPORTANTE PARA SEUS FILHOS, NO FUTURO NÃO TÃO DISTANTE, SERÁ AS MEMÓRIAS DOS ESTÍMULOS VINDOS TAMBÉM DA FAMÍLIA, E NÃO OS PRESENTES DADOS COMO RECOMPENSA POR TIRAR UMA NOTA BOA. SIM, UMA NOTA BOA É IMPORTANTE, MAS É OBRIGAÇÃO DO ALUNO ESTUDAR, NÃO SÓ PELA NOTA, MAS PELO APRENDIZADO VERDADEIRO. DA MESMA FORMA QUE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS NAS LIÇÕES DE CASA DE SEUS FILHOS.

NA VERDADE, ESSE TEXTO FOI MAIS UM DESABAFO SOBRE O QUE NÓS PROFESSORES PASSAMOS ATUALMENTE. PENSO, ASSIM COMO MUITOS OUTROS COLEGAS DE PROFISSÃO, EM FUTURAMENTE DESISTIR DA CARREIRA DOCENTE. NÃO SÓ POR ISSO, MAS POR TANTAS OUTRAS COISAS QUE NOS FAZEM DESESTIMULADOS. AMO O QUE FAÇO, MAS AMO MAIS O MEU BEM ESTAR. ESTE ANO ESTOU SOMENTE EM UMA ESCOLA, POR CONTA DO DESGASTE EMOCIONAL PELO QUAL PASSAMOS TODOS OS DIAS.

GOSTARIA QUE OS PAIS E RESPONSÁVEIS ENTENDESSEM NOSSO LADO, QUE ELES SE COLOCASSEM EM NOSSO LUGAR POR UM MOMENTO. SERÁ QUE É TÃO RUIM ASSIM FICAR 30 MINUTOS A 1 HORA ESTUDANDO E FAZENDO O DEVER DE CASA COM OS FILHOS?

PAIS ENTENDAM UMA COISA, PARTICIPAR DOS MOMENTOS DE DEVER DE CASA DE SEUS FILHOS, NÃO É PERDER TEMPO, É GANHAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

NÃO SEI SE ESSE TEXTO TEM TANTO A VER COM A SUA PÁGINA, MAS VEJO TANTAS CONVERSAS BOAS QUE RESOLVI COMPARTILHAR UMA DE MINHAS EXPERIÊNCIAS TAMBÉM.

DESDE JÁ AGRADEÇO POR LER MEU TEXTO. ESPERO QUE SEJA ÚTIL PARA ALGUMA REFLEXÃO.

BJS

MARI

E você ai? O que pensa sobre?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square