Como se organizar na rotina de casa?


Olá, estou mais uma vez aqui para conversarmos sobre o Caos e o infinito Checklist que atormenta a mente de todas as mães ou os pais, se eles forem os que se responsabilizam pela casa.

Já disse, o quanto as mulheres que eu conheço ficam atordoadas com a quantidade de coisas que ocupam a sua cabeça e o quanto se sentem sozinhas nessa tarefa da rotina da casa, vida profissional e filhos.

Bom, antes de te dar algumas dicas de como se organizar e te contar o que funcionou para mim, quero abordar alguns pontos que acho importante levar em consideração na hora de se organizar.

Em primeiro lugar, precisa se ter em mente o quanto a desorganização da sua vida possa estar atrapalhando o bom andamento da sua rotina e dos seus filhos. O ser humano se acostuma fácil e mesmo no Caos ele pode querer se organizar, ter vontade, mas não ter coragem de mudar porque sabe que terá trabalho. Cuidado com a procrastinação.

Outro fator é conseguir estabelecer Prioridades. Precisa -se ter em mente qual será o seu objetivo com a organização, o que você quer de fato que mude na sua rotina, o que você está precisando organizar.

É necessário uma dose de flexibilidade também, pois imprevistos acontecem e será necessário em algum momento fazer trocas ou se reorganizar em algo que não está funcionando daquela maneira.

Depois vem o mais difícil, que é conseguir manter o foco e a disciplina. Aí sim, você precisa sempre relembrar as suas prioridades. Sempre que você desanimar e achar que não vai conseguir, se relembre do seus propósitos, das vantagens que você já teve, do quanto uma rotina organizada, livra espaço na sua cabeça para o checklist infinito, te traz tranquilidade e menos ansiedade, pois tudo o que você precisa saber já está ali e já está organizado.

Lembre-se, vai dar trabalho no começo, mas você terá que fazer uma só vez. E depois é só manter ou reorganizar alguns detalhes.

Vamos lá então!!

Quero dizer que vou te passar algumas dicas que deram certo comigo e algumas formas que experimentei ao longo do tempo. Muitas dessas dicas vivi no processo de Coach que me ajudou muito.

1 – Pegue papel, lápis, borracha. Muita gente prefere computador, agenda, planner, aplicativo, planilha, mas o velho e bom método do papel e lápis, é o que todo mundo tem e na minha opinião, você não terá desculpas em começar porque não tem o material necessário.

Faça uma lista de todas as suas tarefas diárias da sua semana. Sim de todas, e de tudo o que você faz desde a hora que levanta, até a hora que vai deitar. Desde as tarefas maiores, até as menores. Se você não conseguir fazer isso só de cabeça, deixe o papel do seu lado e vá anotando de hora em hora o que você for realizando.

Viu, porque eu disse que você tinha que ter um propósito forte e muito claro o quanto queria mudar. Não desista, lembre-se que você terá trabalho uma única vez!!

2 – depois que você fez a sua lista de tarefas da semana toda, separe em três grupos: o que é tarefa fixa, o que é esporádica e os tempos que você tem livres ou que deixa para aqueles imprevistos.

Aqui, estou te dando uma sugestão. Você pode fazer uma outra separação que vá de acordo com sua necessidade, como por exemplo: tarefas que só você pode fazer, tarefas que você pode ter ajuda ou delegar para alguém e tarefas que são inúteis e que podem sair da lista. Pense em qual sequencia fará mais sentido para você.

3 – Coloque num papel a parte ou num mural qual é sua rotina fixa da semana. Por exemplo: trabalho, jantar, almoço, escola das crianças, natação, academia, etc

Assim você verá quais são as brechas que sobraram no seu dia e vai avaliar o que você irá colocar nesses vazios.

Para esses vazios, eu sugiro que você se organize semanalmente, colocando o que tem que fazer naquela semana, por exemplo: as compras do supermercado, ir ao banco, visitar uma amiga, uma festa de aniversário, etc

Lembra que te disse que teria que ter uma dose de flexibilidade, é para isso. Vamos analisar semanalmente, o que pode ser trocado de lugar, caso haja a necessidade.

4 – Aí você vai me dizer: - NÃO SOBROU BRECHA, NÃO TEM ESPAÇO VAZIO NA MINHA AGENDA. Principalmente para a mãe que trabalha fora, isso fica mais difícil.

Ok. Aí você vai criar os seus espaços. Vamos analisar, quais tarefas você poderá delegar para que você possa ter um espaço para fazer algo que te dê prazer. Outra coisa é estabelecer aqueles critérios de prioridade e decidir o que poderá ser tocado nas suas tarefas ou retirado da sua lista.

5 – Disciplina - é treino, foco e persistência. Eu sei que não é fácil! Será importante que você faça um compromisso com você mesma, que coloque aquela rotina visível e que vá seguindo de acordo com as horas e dias. Com o tempo você irá se acostumando e adaptando o que está no papel com as prioridades que possam ir aparecendo. Logo você estará adaptada e será automático seguir a rotina ou planejá-la no início da semana.

6 – uma outra dica é fazer uma rotina da família. Essa semana uma mãe dividiu comigo um quadro que ela fez da rotina da família e a idéia dela foi muito boa, pois ela fez os horários e na frente ela colocou figuras. Exemplo: na hora do futebol, colocou uma bola, na hora da lição de casa, colocou um caderno e assim por diante. Dessa forma, ela facilitou para os filhos seguirem também a rotina. Fez de uma forma clara e divertida e os envolveu com mais facilidade na rotina. Com isso também tirou o peso da responsabilidade dela ter que ficar lembrando todos do que se tem que fazer.

7 -Minha última dica é QUALQUER ESPAÇO QUE VOCÊ ACHAR NA SUA ROTINA, JÁ É UM ESPAÇO. O ideal não é o real. Muita gente não se organiza porque fica se escondendo atrás das desculpas de que não sabe como fazer, não tem tempo, não tem o aplicativo, não tem agenda ou porque quer que sobre 2 horas vazias na sua vida e só tem 15 minutos. Trabalhe com o pé no chão, com a sua vida real e saiba aproveitar nem que seja 15 minutos.

Adoro aquela frase que diz: - Quem quer faz, quem não quer, arruma desculpas!

Sei que ela é dura, mas em muitos casos, ela é verdadeira.

Um beijo grande e até a próxima

Deborah Garcia _ Psicóloga

CRP: 06/62436

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