O que é birra e porque a criança a utiliza?

O assunto é longo, complexo e exige muitas reflexões dos pais e mudança de comportamento dos mesmos.

 

O que é a birra?

 

 

Birra é o recurso que a criança tem naquele momento de lutar pelo o que ela quer ou conseguir aquilo que ela deseja. Fazer birra é normal. Devemos lembrar que a criança é um ser em desenvolvimento. Quanto menor a criança, menos recursos elaborados e argumentos ela terá para lhe dizer o que quer e porque quer. Conforme a criança vai crescendo, mais apta ela estará em argumentar, se autocontrolar e estabelecer um diálogo.

 

Muitas vezes, esperamos que a criança já tenha uma compreensão e um entendimento maior do que a idade dela. Outro dia, vi uma pessoa comparar a tentativa da criança em  explicar para os pais o que ela quer no momento de birra, com uma pessoa tentando pedir algo num país estranho, sem saber uma única palavra daquela língua. Achei fantástica essa comparação, porque a criança está tentando entender as regras e nem todas elas ela entende ou consegue aplicar à sua realidade. A criança é regida pelo instinto de prazer, então ela tem vontade, vai lá e faz. Simples assim!

 

Sem medir consequências e sem nenhum senso crítico do que vai fazer. Quem vai orientando e ensinando a ela, somos nós, os pais.

 

Por isso, temos que ter uma dose de paciência e sempre lembrar que ela ainda é muito “limitada” no que estamos exigindo dela. É sempre muito importante tentarmos nos colocar no lugar dela e nos perguntarmos o que a criança quer, por qual motivo e o que ela está querendo nos dizer com isso.

 

Num primeiro momento devemos descartar qualquer desconforto físico, como fome, sono, cansaço, dor ou algum outro motivo que a levou a ficar irritada.

 

O próximo passo é analisar a cena pelo olhar da criança. Por exemplo, ela está brincando no parquinho e você, mesmo que já tenha avisado que vai embora, quando tira ela de lá, ela faz aquele escândalo. Você, analisando pelo viés da criança, tem que entender que ela não tem noção de tempo e que não quer ir embora, que estava gostoso, que ela estava se divertindo e você é a chata que tira ela do prazer e a leva embora. Aí ela usa o recurso que ela tem e que pode já ter funcionado em outro momento.

 

Ela simplesmente repete a ação para ver se consegue o que quer e testa o seu limite.

Limite. Esse é o nosso próximo assunto sobre o tema birra.

 

Bjs e até a próxima

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

#DicadeConexão
Hoje é fazer um tear de papel e algumas linhas. Pode inventar o bonequinho que você quiser. Ótimo para trabalhar a coordenação motora,...

#DicadeConexão - tear

November 26, 2017

1/6
Please reload

Posts Recentes

April 23, 2019

January 8, 2019

January 5, 2019

November 26, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags