SEMANA DO AUTOCONHECIMENTO


Essa semana como havia dito, te faço um convite para uma viagem ao seu mundo interior. O assunto aqui essa semana será o AUTOCONHECIMENTO.

Jung, o pai da teoria Analítica, uma teoria psicológica da qual para mim faz todo o sentido e a qual escolhi para ser a minha linha de trabalho, diz que nós nascemos com infinitas possibilidades de sermos quem e como, quisermos ser. Imagine que dentro de cada um de nós estivessem uma infinita quantidade de sementes e dentre essas, variados tipos. Quando nascemos, elas estão todas lá a espera de serem regadas e germinadas.

O que as fazem crescer e se desenvolver são nossas experiências de vida. Quanto mais experiências e mais variadas forem, mais desenvolvimento e crescimento pessoal.

Jung ainda diz que todos nós precisamos, enquanto ser humano, passar pelo processo de INDIVIDUAÇÃO. Esse processo é o nosso crescimento psíquico.

Em outras palavras todas as nossas experiências de vida, como eu disse, são oportunidades de reflexões para entendermos o nosso mundo interior. É uma possibilidade de entendermos porque sentimos ciúmes, raiva, amor, gratidão, etc.

O nosso maior propósito na vida, deveria ser nos desenvolvermos enquanto ser humano, enquanto um ser Individual e coletivo. Entenda que estou falando de algo maior que trabalhar, comprar, ter coisas, estou falando de crescimento psíquico, de valores, de propósito de vida.

Claro que todos os nossos afazeres, bens materiais, trabalho e funções são importantes e fazem parte do nosso desenvolvimento, mas quero que você amplie o seu horizonte e possa se ver como um SER que faz parte de um universo único e muito maior do que isso.

Jung, ainda nos trouxe o conceito de inconsciente pessoal e coletivo. Ele acredita que tem muita coisa que devemos trazer para a nossa consciência individual, mas que também somos influenciados e fazemos parte de um inconsciente coletivo. Neste inconsciente coletivo, temos regras, tradições, crenças, costumes e conceitos que são passados de geração para geração, mesmo que não ditas ou ensinadas. Alguns conceitos culturais, como racismo ou machismo, poderiam estar nesse inconsciente coletivo.

Esses conceitos desenvolvidos por Jung são muito complexos e fazem parte de uma teoria muito maior do que esse pequeno texto que estou desenvolvendo aqui para vocês.

Na verdade, a reflexão que gostaria de provocar em vocês hoje, é de que temos todas as possibilidades de crescer da maneira que fizer mais sentido para nós. Nascemos com todas essas possibilidades.

E o outro ponto é que o autoconhecimento é tão fundamental quanto crescermos fisicamente ou sermos bem-sucedidos profissionalmente.

Quem somos e como seremos está diretamente ligado a entendermos como é o nosso universo interno, pode nos ajudarmos a ser cada vez melhor. Tudo já está dentro de nós, todas as respostas, e quem somos. Mas como fazermos isso?

Observando – se, permitindo um espaço de reflexão, buscando trazer à tona o que está no nosso inconsciente obscuro, para o consciente.

Fazer terapia nesse caso, pode ser uma boa maneira de acessar esse mundo interno e refletir sobre ele.

Deborah Garcia - Psicóloga

refletir sobre ele.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square