O que você esconde?


Mais um conceito junguiano que diz muito de nós, é a SOMBRA.

Antes de entendermos o que é ou o que está à sombra, preciso dizer que Jung acreditava que o ser humano tem dentro de si polaridades. O bem, o mal, o certo, o errado, a raiva, o amor, etc.

E ao contrario do que a grande maioria acredita ou é educado, devemos aceitar essas polaridades e integrá-las dentro da gente. Devemos aceitar tudo o que é nosso e entender que somos assim. Só seremos completos, se integrar essas polaridades e saber como lidar com elas.

"a sombra é tudo aquilo que o individuo não pode reconhecer em si mesmo.A sombra nos angustia, por isso nós à rejeitamos..." Laura Gutman, Maternidade e o encontro com a própria sombra.

Assim como a Laura coloca em seu livro, a sombra é exatamente isso, tudo aquilo que nos incomoda, que queremos esconder. Tudo o que está na sombra ou no inconsciente. Tudo aquilo que ainda não chegou a consciência e ainda não é sabido.

Para ficar mais claro, vou trazer um exemplo: Podemos pensar numa mãe que fica com raiva e briga com seu filho pequeno porque ele sempre que come, deixa a comida cair no chão. Racionalmente, ela entende que é o processo da criança e que o filho pequeno ainda não tem a destreza em comer sem derrubar, mas emocionalmente perde a cabeça e grita com o filho. A mãe não entende porque sempre perde a cabeça e promete que não vai mais fazer isso, mas não consegue.

Essa raiva, esse descontrole tem alguma razão que está no inconsciente dessa mãe e a solução pode estar no seu passado. O motivo não está consciente, está na sombra, a mãe ainda não consegue entender porque não age diferente.

Essa mesma mãe se um dia permitir pensar ou fazer alguma reflexão(uma terapia) sobre o assunto, poderá descobrir que sua mãe tinha mania de limpeza e ela sempre gritava com a filha enquanto criança por derrubar comida no chão. No momento que essa mulher descobre isso, ela traz esse conteúdo que estava no inconsciente para a consciência e tudo fica mais claro.

Na reflexão de hoje quero lhe propor acolher os seus sentimentos ou atitudes negativas, usando elas como uma oportunidade de autoconhecimento.

Naquele dia que você acordou com o pé esquerdo e está brigando com todo mundo, pare, reflita e pense o que de fato está te incomodando.

Muitas pessoas tem medo de acolher os sentimentos negativos, por acha que ficará pior. Aí que está o grande erro. O desconhecido causa muito medo e te deixa sem ação. Já o conhecido, mesmo que muito ruim, te traz a possibilidade de solucionar aquilo.

Sabe aquele ditado popular que diz: "A melhor maneira de nos desfazermos de um inimigo, é fazer dele um amigo". Exatamente isso.

Acolha a sua sombra, afinal ela é uma parte sua. O todo é você e não somente uma parte.

Bjs e até a próxima

Deborah Garcia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square