O seu sonho pode dizer muito sobre você


A maioria dos seres humanos tem muita curiosidade em desvendar os sonhos. Muita gente fica intrigada com sonhos, pesadelos, ou mesmo sonhos que deixam uma sensação boa ou ruim durante o dia.

Você sabia que os sonhos podem dizer muito sobre você? Que esses sonhos podem ser até premonitórios?

Mais uma vez, tenho que citar o Jung, que assim como o Freud, teve muito interesse pelos sonhos e estudou a fundo qual o significado deles em nossa vida.

Os sonhos são manifestações do nosso inconsciente. Ontem falei para vocês da Sombra o do conteúdo que fica no nosso inconsciente, que podem ser grandes aliados para o nosso autoconhecimento. Pois é, os sonhos são os veículos desses conteúdos. Muitas vezes, esses conteúdos precisam vir a nossa consciência e no momento que dormimos, relaxamos, eles podem acessar a nossa consciência. Para não acordar o nosso critico interno, eles precisam vir disfarçados e então sonhamos com histórias que fazem sentido ou com coisas que não tem pé nem cabeça, pelo menos a primeira vista. Isso vai depender da intensidade desse conteúdo.

Muitos dicionários ou manuais sobre os significados dos sonhos ja foram escritos e muita gente se engana procurando os significados nesses manuais.

Frequentemente nos meus atendimentos, sou questionada pelos meus pacientes, me contando sobre os seus sonhos e querendo saber qual é o recado ou o que significa aquele conteúdo.

Se fosse tão simples assim, a psicologia ou a terapia não fariam sentido. Os manuais facilmente resolveriam o problema.

Na verdade, o que ocorre é que como os sonhos são manifestações do inconsciente e cada ser humano é um ser único, suas questões e a maneira de ver a vida também é.

Não podemos sair generalizando e dizer que todo mundo que sonha com cobra, por exemplo, significa traição.

A interpretação do sonho diz respeito a cada um e só quem sonhou depois de analisá-lo poderá dizer o que acha que significa aquilo para ele. Pois para mim, cobra pode ser sinal de sorte e para você pode significar morte.

Claro que alguns elementos podem trazem sensações comuns a muita gente, pois culturalmente podemos dar o mesmo significado aquilo.

Então como entender os sonhos? como fazer esse autoconhecimento através

dos sonhos?

Para se fazer essa interpretação do sonho é necessário ter o hábito de lembrar do sonho e escrevê-lo assim que acordamos para que não se esqueça dos detalhes. É importante escrever e lembrar todos os detalhes, mesmo que eles pareçam insignificantes, como : cheiro , cor, objetos, sensações, sentimentos, etc.

Depois de lembrá-lo é importante buscar o significado do que estava no sonho com o que aquilo representa para você. O que aquilo tem a ver com a sua vida, o que te lembra aquele fato, enfim devemos ir fazendo um paralelo com aquele sonho e coisas da nossa vida.

Um exemplo pode te ajudar: posso ter sonhado com a cobra e aí, logo sinto medo, lembro me que no sonho fui picada pela cobra e fiquei sem saber o que fazer. Buscando na minha vida lembro que estou passando por uma situação de medo de perder o meu emprego, já que me sinto ameaçado por um colega de trabalho que acho que vai "puxar o meu tapete".

Neste momento, posso interpretar que a cobra pode ser essa pessoa que tem me feito me sentir ameaçado.

Neste meu exemplo fui bem simplista na minha interpretação. Um trabalho de analise do sonho pode durar muitas horas. Como disse o sonho pode nos trazer muitas mensagens e dicas de como está o nosso mundo interno.Por isso, mais uma vez reitero que o trabalho de psicoterapia pode ser um grande aliado nessa jornada.

Hoje quis trazer essa reflexão aqui para vocês para que possamos perceber mais uma vez como as respostas podem estar dentro da gente e o quanto o autoconhecimento pode lhe trazer muitos benefícios.

Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco o assunto e se quiser saber mais sobre o assunto, me deixe uma mensagem.

bjs e até a próxima

Deborah Garcia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square