Histórias de Conexão - Paternidade - Alexandre e Gabriel


Continuando as comemorações do mês dos Pais, tem mais histórias de conexão.

Cartinha de um pai de primeira viagem

Gabriel, desce do sofá! Gabriel, vem cá! E de repente recebo um abraço, e os “!” são trocados por <3 (coração).

Um dia me perguntaram se eu estava preparado para ser pai. Acho que não tem preparo para ser pai, não é algo que você tem curso para aprender ou algo que você lê em um livro e replica. Cada dia é diferente. Impressionante como em um curto espaço de tempo as coisas mudam, graças a Deus para melhor, e crescem.

Meus dias tornaram-se mais felizes. Mesmo sem uma noite completa de sono, mesmo sem a liberdade de tempo que eu tinha antes, eu sou mais feliz. Porquê?

Porque hoje eu tenho um amigo, um grande companheiro, e ele torna até o cansaço prazeroso. E o melhor é chamar esse amigo de filho. Todo dia é uma novidade, todo dia aprendemos algo novo. É interessante como a evolução acontece todo dia, sempre com algo novo para ele, e para nós. É sobre me conhecer e se reconhecer em alguém.

Sobre ser pai, eu lembro de meus pais. Eu já tinha grande admiração por eles, desde sempre, muito pela luta e entrega para criar minha irmã e eu. Pela preocupação com a educação em casa e pelo esforço que tinham para nos permitir uma boa escola em nosso bairro, mesmo com as limitações que tínhamos na época. Sempre ouvimos muitas palavras de incentivo sobre o futuro e o quanto se deve dar duro para conquistar algo. Com minha mãe, à maneira dela, compreendi o quanto pode se ser forte e leve ao mesmo tempo. Com meu pai, vi que não existem sonhos impossíveis (ele em breve se formará em pedagogia com mais de 60 anos de vida).

Quando me tornei, e me vi pai (a ficha cai todo dia), comecei a compreender o quanto é desafiadora esta missão. Hoje meus pais conseguiram subir ainda mais em meu conceito.

Ser pai, para mim, é lançar-se em algo totalmente novo, totalmente sem precedente ou comparação. Alguns medos que eu tinha se transformaram em força. Ou simplesmente desapareceram. Deram lugar ao amor que sinto e vibração que passo para meu filho. Deram lugar a um sorriso que é maior e melhor do que eu imaginava. É cansativo? É! Tem muito desafio? Tem! É dedicação total, deixar de ir para um jogo de futebol ou encontrar amigos? Sim! É aprender a trocar fralda e acalentar choro na madrugada? É dividir anseio da esposa e meu e transformar em expectativa? Sim! É vida real meus amigos! No meio de tudo isso, acreditem, é algo que eu faria de novo, e de novo. A recompensa é espetacular. Nada mais impressionante que um sorriso banguela ganhar dentes! Kkkk é o espetáculo da natureza ali, na sua frente, e é imperdível.

E como é maravilhoso ser pai (meu Deus, eu sou pai!). E como é espetacular olhar para meu lado e ver que meu filho tem uma MÃE! Com letra maiúscula e tudo, e que está ainda mais bela depois que nosso filho nasceu. No início da gravidez foram 47 dias desafiantes, em que ela precisou de repouso absoluto. Ali ela já demonstrava novamente a força que tem, e como sabe se apegar a um objetivo e se doar. Ser mãe é esvaziar-se, eu ouvi certa vez. Como pensa grande e positivo. Como ela se doou e acreditou fortemente que tudo daria certo. E deu! E está dando! Nada é mais gratificante que ver o sorriso do Gabriel para a mãe dele. É uma medalha de ouro para ela. É o prêmio de mãe do século. É a faixa de “melhor mãe do mundo”.

E sobre mudanças, não só a nossa, como a vida de muita gente, muda. Minha irmã e cunhados viraram tios e tias, nossos pais viraram avós, amigos viraram compadres, tudo isso no sentido mais amplo e real da palavra. O que parece óbvio, na verdade não é. Ter um filho te leva a enxergar tudo e todo o mundo de uma maneira diferente. Você se sente melhor e mais atento para encarar tudo. Trata-se de uma evolução pessoal, e até profissional (sim, ter um filho te faz ser melhor também no trabalho). Eu mudei, e mudo.

São muitos os desafios e expectativas. São muitos os planos para realizar. São muitos os desejos de bênçãos para o nosso pequeno. Que ele seja sempre abençoado e que ande no caminho do bem, e que nós possamos atingir as realizações, com as bênçãos de Deus.

Texto: Alexandre Barreto

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square