As mudanças que a maternidade me proporciona


A maternidade nos traz muitas oportunidades de mudanças, mas alguns pontos em comuns são sentidos por muitas de nós.

Uma das maiores reclamações que escuto das mães é que não se tem tempo para se cuidar. Ela está sempre atarefada com alguma coisa ou com alguém.

Nos meus atendimentos ou em conversas com outras mães, sempre há uma fala sobre esse cansaço. E o quanto esse acumulo de atividades não nos deixa tempo para se cuidar ou ter um tempo de lazer.

Aí eu sempre pergunto? Como se arruma tempo para duzentas mil tarefas e não se tem um tempo para descansar ou fazer algo prazeroso para você?

Insisto nesse ponto não só por questão de estética ou de autoestima, mas por uma questão de saúde em primeiro lugar.

Nós estamos sendo recordistas de todas as doenças psicológicas como stress, depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Até quando continuaremos nos comportando como super mulher e atendendo a um padrão patriarcal que nos ensina a ter que dar conta de tudo?

A nossa balança está sempre desequilibrada. A montanha dos afazeres, obrigações e responsabilidades está sempre maior do que o lazer e o bem-estar.

Saiba que eu já disse tudo isso, assim como vocês. E depois descobri é que eu estava colocando todo mundo como prioridade antes de mim. Tudo era mais urgente e eu sempre podia esperar ou cuidar de mim no momento que sobrasse tempo.

Foi quando eu percebi que se eu não me colocasse nas listas de prioridades, não arrumasse um tempinho para mim, ninguém ia fazer aquilo.

E esse é um passo que tem que ser dado por nós. Temos que ter consciência dessa necessidade e sair desse ciclo vicioso.

No começo pode ser difícil, mas não impossível.

Diariamente, escuto o depoimento de mulheres que se colocaram nas prioridades do dia e introduziram algumas mudanças na sua rotina e os benefícios têm sido não só para elas, mas para toda a sua família. Seu humor melhora, sua paciência aumenta, novas amizades aparecem, melhor qualidade de vida a mulher e toda a sua família. E sabe porque?

Porque nossa mente e nosso corpo procura equilíbrio e ninguém aguenta muito tempo com a balança desequilibrada.

Minha sugestão é que você arrume um tempinho bem pequeno na sua agenda e se coloque nas prioridades. Assuma aquilo como um compromisso, da mesma maneira que é compromisso levar o filho no médico.

Faça isso aos poucos. Instale um hábito novo na rotina, depois outro e depois outro...

Precisa de ajuda? Lembre-se que posso te ajudar a se colocar nessa prioridade.

Vamos juntas?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square